Confira uma proposta de redação sobre o negacionismo científico, elaborada para alunos do Ensino Médio, no formato modelo ENEM. A atividade traz textos motivadores atualizados, incluindo uma charge e um texto oficial do Ministério da Saúde, que ajudam a contextualizar a discussão sobre a rejeição de conhecimentos científicos em áreas como saúde, meio ambiente e educação. O tema é contemporâneo e relevante, e propõe uma reflexão crítica sobre os efeitos da desinformação na sociedade atual.
Essa proposta é ideal para praticar a escrita dissertativa-argumentativa, desenvolver a capacidade de leitura crítica, e estimular a construção de uma intervenção social consistente, conforme exigido pelo ENEM e demais vestibulares. Além disso, permite ampliar a compreensão sobre o papel da ciência no enfrentamento de desafios coletivos, como a queda da cobertura vacinal, e sobre a importância do pensamento crítico no combate às fake news e ao negacionismo. Trata-se de uma atividade completa que articula linguagem, ética, cidadania e responsabilidade social.
Para mais propostas de redação, clique aqui.
Proposta de redação de negacionismo científico
Leia atentamente os textos motivadores seguintes e, com base nas reflexões propostas, elabore um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Apresente seu ponto de vista sobre o tema e proponha uma intervenção social que respeite os direitos humanos.
Texto 1:
Negacionismo é um dos problemas enfrentados para aumento da cobertura vacinal
Ministério da Saúde realiza coletiva de imprensa e informa ações e dados da vacinação no Brasil
“Este governo tem a vacina como a mais absoluta prioridade, o que significa, em dados objetivos, manter as aquisições de vacinas necessárias para a proteção da população, com as vacinas adotadas em cada faixa etária, e também com o trabalho determinado de aumentar as coberturas vacinais”, afirmou a ministra Nísia Trindade, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (25), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
A disseminação de narrativas falsas sobre as vacinas impacta diretamente a adesão da população aos imunizantes. Parte das pessoas que têm contato com as Fake News passa a duvidar da segurança e eficiência das vacinas, dificultando o aumento da cobertura vacinal. Mesmo assim, o Brasil aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas por ano. Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente à população brasileira mais de 30 vacinas.
“Graças ao trabalho de combate ao negacionismo e de intenso planejamento local, o Brasil saiu da lista dos 20 países que menos estavam vacinando no mundo. Levamos a vacina até a população e retomamos as campanhas de comunicação, que também são peças fundamentais neste processo”, lembrou a ministra da Saúde.
É importante pontuar a vitória do Brasil contra o sarampo. O país ganhou a certificação que atesta estar livre da doença, prova do trabalho intenso para proteger a população com as vacinas e prevenir doenças.
(...)
Ações de combate à desinformação
Em outubro de 2023, o governo federal lançou o programa Saúde com Ciência. A iniciativa interministerial inédita, criada para combater a desinformação na área da saúde e valorizar a ciência, oferece à sociedade informação verificada e confiável sobre vacinas e outros temas de saúde.
No período de um ano, cerca de 100 mil conteúdos e comentários foram analisados, revelando que as narrativas mais comuns associavam falsamente a vacina contra Covid-19 a doenças como câncer, Aids, e até controle populacional por meio de chips implantados.
As vacinas contra a doença são as que mais sofrem com desinformação. Rapidamente os conteúdos enganosos são disseminados nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensageria e atingem milhares de pessoas, contribuindo para o crescimento de grupos antivacinas.
(...)
BRASIL. Ministério da Saúde. Negacionismo é um dos problemas enfrentados para aumento da cobertura vacinal. Saúde com Ciência, 03 nov. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2024/novembro/negacionismo-e-um-dos-problemas-enfrentados-para-aumento-da-cobertura-vacinal. Acesso em: 04 ago. 2025. Adaptado.
Texto 2:

Disponível em: https://www.intoon.com/cartoons.cfm/id/139225. Acesso em: 04 ago. 2025.
Tema
"O negacionismo científico e os desafios da informação na era digital"
Elabore uma redação em que você selecione, organize e relacione argumentos, fatos e repertórios socioculturais para defender seu ponto de vista. Sua proposta de intervenção deve detalhar o agente, a ação, o modo/meio de execução e o efeito esperado.
Eixo BNCC: Campo das práticas de estudo e pesquisa + jornalístico-midiático
Problemática: Quais os riscos da desinformação científica e como enfrentá-los no contexto atual?