Confira atividade sobre Luis Fernando Verissimo: Vida, Crônicas e Crítica Social, feita para o Ensino Médio, com gabarito e conforme habilidades da BNCC, tudo pronto para sala de aula.
No dia 30 de agosto de 2025, o Brasil se despediu de um dos maiores nomes da literatura nacional: Luis Fernando Verissimo, que faleceu em Porto Alegre, aos 88 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando construiu uma trajetória própria e inconfundível. Com mais de 70 livros publicados e cerca de 5,6 milhões de exemplares vendidos, tornou-se um dos cronistas mais lidos e respeitados do país.
Seu estilo leve, irônico e profundamente humano transformava o cotidiano em literatura, aproximando leitores por meio de crônicas, contos, tirinhas e personagens icônicos, como O Analista de Bagé, Ed Mort, a Velhinha de Taubaté e as célebres tirinhas de As Cobras. Além de escritor, também era músico amador apaixonado por jazz, tocando saxofone no grupo Jazz 6.
O impacto de sua morte foi sentido em todo o Brasil — inclusive com o luto oficial de três dias decretado pela Presidência da República, em reconhecimento à importância cultural de sua obra. Seu legado continua vivo, tanto pela atualidade de suas crônicas, que misturam humor, crítica e poesia, quanto pelo papel fundamental que desempenhou na formação de leitores e no olhar crítico sobre a sociedade brasileira.
É nesse espírito de homenagem e reflexão que esta atividade propõe questões sobre sua vida, suas crônicas e a função social da literatura em sua obra.
Clique aqui pra mais atividades de Literatura
Questões
1) Luis Fernando Verissimo é filho de qual importante escritor brasileiro?
a) Carlos Drummond de Andrade
b) Érico Verissimo
c) Mario Quintana
d) Jorge Amado
2) Explique como a crônica se diferencia de outros gêneros literários, como o conto e o romance, destacando sua relação com o cotidiano.
3) Além de escritor, Verissimo também se destacou em outra área cultural. Qual?
a) Música, como saxofonista.
b) Pintura, como artista plástico.
c) Jornalismo investigativo.
d) Teatro, como dramaturgo.
Leia a crônica "Homem Trocado" para responder a questão 4:

4) Na crônica, o personagem vive uma sucessão de enganos até o final inesperado. Analise de que forma o humor e a ironia se constroem no texto e como o desfecho intensifica a crítica social implícita.
Leia a croônica "Uma nuvem inédita no céu de Nova York" para responder as questões 5 e 6

5) Nesta crônica, Verissimo transforma um episódio histórico em reflexão. O recurso mais marcante usado pelo autor é:
a) A criação de metáforas épicas para enaltecer o heroísmo.
b) A descrição subjetiva e lírica da paisagem natural.
c) A observação jornalística com tom crítico e reflexivo.
d) A narrativa ficcional com personagens inventados.
6) Explique como Verissimo articula elementos do relato pessoal com a análise política e histórica do 11 de setembro. Qual o efeito dessa mescla para o leitor?
Leia a crônica "O Tomate" para responder as questões 7 e 8:

7) Em “O Tomate”, o autor revisita o encontro entre Colombo e os indígenas. Qual estratégia discursiva é usada para problematizar a colonização?
a) O uso de humor e anacronismo para revelar contradições históricas.
b) A reconstituição documental fiel dos fatos.
c) A idealização romântica do contato entre culturas.
d) A valorização exclusiva da cultura europeia.
8) Analise como a maldição do indígena no final da crônica revela uma crítica social e histórica que dialoga com a atualidade.
9) Uma das principais características da crônica de Verissimo é:
a) Narrativas longas e complexas.
b) Humor aliado à crítica social sobre temas do cotidiano.
c) Uso exclusivo de linguagem erudita.
d) Narrativas históricas de caráter documental.
10) De que maneira a obra de Luis Fernando Verissimo, ao combinar humor, ironia e crítica social, contribui para refletirmos sobre problemas e comportamentos presentes na sociedade brasileira?
Habilidades trabalhadas
Código | Descrição |
---|---|
EM13LP01 | Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. |
EM13LP02 | Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.). |
EM13LP15 | Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir. |
EM13LP30 | Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas. |
EM13LP49 | Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura. |
EM13LP50 | Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam. |
EM13LP52 | Analisar obras significativas da literatura brasileira e da literatura de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos), considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como elas dialogam com o presente. |
Gabarito da atividade sobre Luis Fernando Veríssimo
Atividade 1: Alternativa b
Atividade 2: A crônica é breve, ligada ao cotidiano e reflexiva, enquanto o conto possui trama mais fechada e o romance é extenso e elaborado. A crônica dialoga com situações comuns do dia a dia, muitas vezes com humor e crítica social.
Atividade 3: Alternativa a
Atividade 4: O humor surge da sequência de enganos vividos pelo personagem, que parecem absurdos e exagerados. A ironia se intensifica no desfecho, quando o maior engano — a operação errada — revela uma crítica à falibilidade das instituições e à sensação de impotência diante da vida.
Atividade 5: Alternativa c
Atividade 6: Verissimo combina a experiência pessoal em Nova York com reflexões políticas e históricas sobre o 11 de setembro. Essa mescla aproxima o leitor, tornando o texto mais humano, e ao mesmo tempo amplia a reflexão crítica sobre o impacto do atentado no cenário mundial.
Atividade 7: Alternativa a
Atividade 8: A maldição aponta para consequências históricas da colonização que permanecem atuais: consumismo, problemas de saúde, vícios e desigualdade. É uma crítica irônica que conecta passado e presente.
Atividade 9: Alternativa b
Atividade 10: A obra de Verissimo contribui para a reflexão sobre a sociedade ao usar humor e ironia para expor problemas sociais, comportamentos humanos e contradições políticas, incentivando o leitor a olhar criticamente para a realidade.