Confira a atividade de danças brasileiras, elaborada para o 7º ano, com gabarito e alinhada à BNCC.
A proposta estimula o conhecimento sobre o patrimônio imaterial do Brasil por meio de danças como o frevo, samba, maracatu e capoeira, promovendo reflexões críticas e criativas a respeito da diversidade cultural e da linguagem corporal.
O objetivo é desenvolver no aluno a compreensão histórica, cultural e artística das danças brasileiras, bem como reconhecer seus elementos constitutivos e simbólicos. Além disso, a atividade busca incentivar a valorização das matrizes indígenas, africanas e europeias, fomentando a expressão pessoal e o pensamento crítico sobre identidade, corpo e cultura.
Clique aqui para mais atividades de Artes
1) Qual é a origem cultural da capoeira e o que a torna diferente das outras danças brasileiras tradicionais?
2) Frevo é uma dança típica de qual região do Brasil? Cite dois elementos visuais ou corporais marcantes dessa manifestação.
3) O maracatu é uma expressão artística ligada a qual matriz cultural? Que elementos sonoros e simbólicos ele utiliza?
4) Observe essas palavras: gingado, roda, berimbau, coro, golpe. Com qual dança elas se relacionam? Explique o porquê.
5) O samba é considerado patrimônio cultural do Brasil. Você saberia dizer por quê? Qual a importância dessa dança para a cultura brasileira?
6) Escolha uma das danças (frevo, samba, maracatu ou capoeira) e descreva uma situação em que você a viu sendo apresentada (ao vivo, em vídeo, filme, desfile ou festa). Como foi sua experiência?
7) Complete com criatividade:
Imagine que você é um(a) coreógrafo(a) e está montando uma apresentação de maracatu para a escola. Que figurino, músicas e movimentos você usaria? Justifique suas escolhas.
8) Cite duas diferenças e duas semelhanças entre o frevo e o maracatu.
Diferenças:
Semelhanças:
9) Como as danças brasileiras expressam a história e a resistência de diferentes povos? Escolha um exemplo e explique.
10) Por que é importante estudar e valorizar danças tradicionais brasileiras dentro da escola? Como isso contribui para combater estereótipos e preconceitos?
Habilidades trabalhadas na atividade de danças brasileiras
Habilidade | Descrição |
---|---|
EF69AR09 | Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. |
EF69AR10 | Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea. |
EF69AR11 | Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. |
EF69AR13 | Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais. |
EF69AR15 | Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. |
EF69AR34 | Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias. |
Gabarito da atividade de danças brasileiras
Atividade 1: A capoeira tem origem africana, sendo uma mistura de luta, dança e música, o que a torna única.
Atividade 2: Frevo é de Pernambuco (região Nordeste). Elementos: sombrinha colorida e movimentos acrobáticos.
Atividade 3: Matriz africana. Utiliza tambores, alfaias, coroações, roupas de reis e rainhas.
Atividade 4: Capoeira. Palavras associadas aos movimentos e instrumentos dessa prática.
Atividade 5: Porque representa a identidade cultural afro-brasileira. Importância: resistência, cultura, alegria e história do povo.
Atividade 6: Pessoal.
Atividade 7: Pessoal.
Atividade 8: Exemplo de diferenças: frevo é mais acrobático e rápido; maracatu tem ritmo mais marcado e teatral. Semelhanças: ambos têm origem popular e usam música e figurino expressivo.
Atividade 9: Exemplo: Capoeira como resistência dos escravizados africanos.
Atividade 10: Porque promove diversidade, respeito cultural e combate a estigmas.